Controle de Orçamento
Controle de Orçamento

Ter controle do seu orçamento, ou seja, do que entra e do que sai, não é tão difícil quanto parece. Mais também não é tão simples, pois é necessário que você tenha atitudes e compromisso consigo mesmo.

Principalmente porque temos o costume de cumprir compromissos que temos com outras pessoas, neles somos até pontuais.

Porém costumamos nos colocar em segundo ou até mesmo em terceiro lugar. Sendo este, um dos maiores erros.

Primeiramente você deve se colocar em primeiro lugar, invista em você, é o que já deveria ter começado a fazer a muito tempo.

Invista na sua saúde, alimentação e conhecimento, tenha o controle da sua vida, e além de ter, mantenha o controle da sua vida financeira também.

Contudo, se não sabes por onde começar, estamos aqui para lhe auxiliar nesse progresso e para facilitar essa sua caminhada rumo ao controle e segurança financeira.

Fique conosco até o final, ao fazer isso, você ganhara um brinde, e o melhor dele, é que ele é totalmente GRATUITO.

O que fazer para ter o controle do meu orçamento?

O que fazer para ter o controle do meu orçamento
O que fazer para ter o controle do meu orçamento?

Primeiramente você deve se policiar em todas as compras ou pagamentos que você realizar e saber todas as fontes de renda você tem.

Ou seja, as saídas são as contas que você paga, como agua, luz, fatura do cartão, internet, as compras que você realiza, como suas idas ao supermercado, farmácia, lojas, enfim, tudo que sai dinheiro.

Por outro lado, precisa também ter controle sobre as entradas, isto é, suas rendas, como seu salário, bonificação, comissionamento, enfim, todas as suas fontes de renda.

Por exemplo, no mês de novembro e dezembro quem trabalha de carteira assinada, recebe o salário mais parcelas do 13° salario, aqui houveram duas entradas, portanto elas devem ser inclusas.

No caso do salário, coloque em seu orçamento o valor liquido dele, que já terá retirado os descontos como INSS da sua folha de pagamento, ficando assim o valor exato que você recebera facilitando no seu controle.

Além disso, não tente burlar a si mesmo, muitos deixam de ter controle sobre contas ou compras de pequenos valores.

Devido não ser dada a devida importância para contas de valores pequenos, você acaba esquecendo de pagar, ao contrário de uma conta de valores grandes, as vezes lhe tira até o sono, dessa você não esquece, porque se tem uma preocupação e uma atenção devido ao seu valor.

Já as menores, por ter um valor pequeno, acaba que não é dado importância como deveria, acredite, ao ser somado todos esses valores que foram deixados de lado durante o mês, ao final do mês você se espantará com o resultado dessa soma.

Então, aparte de hoje, não ignore esse ponto, anote absolutamente tudo que entra e que sai, independentemente de qual seja seu valor.

Qual a maneira correta de ter esse controle?

Qual a maneira correta de ter esse controle
Qual a maneira correta de ter esse controle?

Para falar a verdade, quem tem essa resposta é você mesmo. Pois é você que saberá dizer qual método que será mais prático e fácil de acordo com suas necessidades e tempo disponível.

Porém não me diga que não tem tempo, quando usamos essa frase, na verdade ela significa que isso não é prioridade.

Então se isso é prioridade nesse momento, você conseguira tempo para realizar esse controle, seja de uma forma ou de outra.

Portanto existem vários métodos como planilhas, aplicativos ou anotações no seu caderninho, o importante não é forma e sim sua disciplina.

Citamos aqui três métodos que você pode usar para ter o seu controle financeiro, muitos podem não gostar de planilhas por exemplo, mais já tem facilidade com o uso de aplicativos, outros já tem afinidades com planilhas, então depende de cada um.

O brinde.

Para os que desejam começar agora mesmo, irei mostrar o passo a passo de como usar uma planilha de orçamento mensal/anual simples, pratica e muito fácil de usar.

Além do mais, o brinde que deixaremos no final é uma planilha que eu particularmente faço uso para o meu controle, como já mencionamos, ela não terá custo nenhum, é só clicar para fazer o DONWLOAD.

Essa é a visão completa da sua planilha após baixa-la e ao abrir.

Visão Geral.
Visão Geral.

Ela é bem completa, embora seja muito simples, isso é um ponto positivo, principalmente para quem gosta de agilidade e praticidade.

Nela estará listado todos os meses do ano conforme a demonstração da imagem abaixo.

Meses
Meses

O segundo passo e abri o mês desejado para iniciar seu planejamento, por exemplo, se você irá começar em janeiro, click na dentro do mês de janeiro (JAN).

Agora, você irá somente alimenta-la com suas informações, segue abaixo as etapas explicativas para te ajudar a compreender como fazer isso.

RENDA MENSAL.

Como está na imagem a seguir, neste campo você devera adicionar todas as suas fontes de renda, ou seja, as entradas. Se você chegou até aqui, então você já sabe o que isso significa.

Renda Mensal
Renda Mensal

DESPESAS MENSAIS.

A próxima imagem mostra onde você deve colocar todas as saídas do mês, como despesas, compras, contas a pagar, de acordo com o que já explicamos.

Despesas Mensais.
Despesas Mensais.

Pronto, depois de ter colocado essas informações, ela fara a soma de forma automática de tudo que entrou e de tudo que saiu nesse mês separadamente.

Ela lhe fornecerá essas informações tanto em valores quanto em gráfico, assim você saberá sua situação financeira atual, se está no vermelho ou não e por tanto o que é preciso melhorar.

Além do mais, verá isso tanto em porcentagem e em barra, em forma resumida e em gráficos como mostra a imagem abaixo.

Imagem em resumo, porcentagem e gráfico.
Imagem em resumo, porcentagem e gráfico.

Desejamos que você inicie o ano de 2022 com planejamento e controle da sua vida financeira, é por isso que estamos aqui, para lhe ajudar a alcançar sua liberdade financeira, mais lembre-se, esse é apenas o começo.

Deu para entender como usar a planilha? Fiou com alguma dúvida? Comente aqui em baixo que iremos lhe responder o mais rápido possível.

Para baixar essa planilha de orçamento mensal/anual é muito simples, basta clicar no botão download que está logo abaixo.

download

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui