Estamos aqui para te ajudar a começar a cuidar de suas finanças, afinal, cuidar das fianças pessoais é primordial para sua saúde financeira.

Portanto, o desequilíbrio financeiro pode deixar o seu futuro em “maus lenções”. Gerando uma crise financeira e consequentemente o sonho de ser bem sucedido muito distante de ser realizado.

Além disso, esse desequilíbrio pode gerar muitos transtornos, desde a altas dividas que geram altas cobranças e juros sob juros, até mesmo uma crise no âmbito familiar.

Então, para que isso não aconteça com você, resolvemos trazer aqui algumas sugestões para que possa te auxiliar.

A seguir estão listadas algumas etapas importantes para esse processo, não se esqueça de coloca-las em prática:

Anote todas as suas despesas.

Uma prancheta branca com bordas preta e marcação verde com lápis ao lado em fundo branco.
Anote todas as suas despesas.

Como dissemos, essa é uma prática fundamental para o controle de despesas pessoais. Você pode usar um dos aplicativos, disponíveis como por exemplo organizze, mobilis , dentre outros, ou uma planilha para controlar as despesas.

Se você não é familiarizado cm aplicativos ou planilha, não hesite em usar um caderninho, o importante nesse momento é que você saiba quais são todas as suas despesas.

Para ser eficaz nesta etapa, crie um hábito: todo gasto tem que ser registrado. Assim, dificilmente você esquecerá qualquer compra que fez, independentemente de custar R$ 1,00 ou R$ 200,00.

Sendo assim, não deixa de anotar os pequenos valores gastos, a primeira vista, parece não terem tanta importância, mais ao somar no final do mês todos esses valores, provavelmente será considerado um dos motivos pelo qual você fica sem dinheiro no final do mês.

Organize as despesas e alinhe por categorias.

Homem segurando um portátil em bola roxa com desenhos de pastas e niveis ao redor.
Organize as despesas e alinhe por categorias.

A correria do dia a dia nos faz não ter tempo para quase nada, não é? Porém, reserve alguns minutos no final do mês para organizar suas despesas, elas são prioridades e devem ser tratadas como tal.

Aqui, a ideia é alinhá-los por categorias, como alimentação, entretenimento, extras, estacionamento, carro, saúde, etc.

Esta etapa pode ser um pouco entediante no início, mas você vai se acostumar em breve. Não se esqueça: toda despesa deve ser registrada e pertencer a uma categoria.

Se você identificar despesas em áreas que não são prioritárias para o seu orçamento e são maiores do que o esperado, é hora de pisar no freio e tentar compensar em outra, assim estará economizando e cortado gastos viáveis, para que no final do mês não tenhas maiores problemas.

Identifique para onde está indo o dinheiro e preste mais atenção aos gastos.

Depois de dar os primeiros dois passos, depois de um tempo, você saberá para onde seu dinheiro está indo.

Afinal, será mais fácil analisar se você está gastando mais do que deveria, com alimentação, transporte ou televisão a cabo, por exemplo.

Até mesmo se esta gastando de mais com coisas que não são necessárias, sabendo que há determinadas coisas que são prioridades e que precisa abrir mão daquilo que não vai te trazer um retorno.

Defina seus sonhos e objetivos.

Desenho de uma mulher pensado em uma praia com uma mulher sentada em uma cadeira olhando para o sol no mar.
Defina seus sonhos e objetivos.

Para quem não sabe onde se quer chegar, qualquer caminho que surgir será suficiente. Essa expressão é mais do que verdadeira quando se trata de vida financeira. Gerenciar melhor o dinheiro é mais fácil quando você tem objetivos financeiros claros.

Portanto, não deixe de refletir e colocar no papel quais sonhos você gostaria de realizar no curto, médio e longo prazo.

As opções incluem ter dinheiro suficiente para se aposentar, aumentar sua renda ou pagar a entrada de um carro.

Tendo em mente seus objetivos e o que você precisa fazer financeiramente para alcançá-los, fica mais fácil parar de gastar dinheiro em compras que não tem relevância e que consequentemente são desnecessárias.

Além disso, com suas metas definidas, fica mais simples direcionar seu foco e alinhar suas finanças com seus objetivos.

Conheça suas necessidades.

Para controlar os gastos por impulso, em primeiro lugar, você precisa conhecer suas necessidades.

Ter conhecimento do que você necessita é importante para evitar contrair gastos e desperdiçar dinheiro em produtos ou serviços que só lhe trarão felicidade momentânea e não são interessantes para atingir aquelas metas que você se predispôs a alcançar.

Para não gastar recursos em coisas supérfluas, o fundamental é refletir e compreender as reais prioridades da sua pessoa e da família.

Um exemplo é a pessoa que gasta uma fortuna em roupas novas e tem vários itens no armário que ainda estão etiquetados ou comprar um calçado sendo que tem pares que nunca usou ou só usou uma única vez.

Nesse caso, fazer compras não é uma necessidade, mas uma forma de obter prazer momentâneo.

Descobrir por onde se iniciou o problema é o segredo para uma vida feliz e com segurança financeira, pois ao identifica-lo fica mais fácil elimina-lo, lembre-se disso.

Invista seu dinheiro.

Pessoa segurando cédulas de dinheiro de 100 reais.
Invista seu dinheiro.

Outra maneira ideal para manter os gastos sob controle é aplicar o dinheiro que sobrou do seu orçamento.

Ao incluir esse valor em um fundo de emergência ou em qualquer outros meios de investimentos, você evita a tentação de gastar o que resta de seus ganhos em compras que não são importantes e que não irão agregar em nada para sua vida.

Vale ressaltar que controlar as compras realizadas por impulso é uma das etapas mais relevantes para assumir o controle de sua vida financeira e garantir que você tenha os recursos para alcançar seus objetivos de vida.

Comece a gastar com o que é realmente importante para você agora.

E não se esqueça de se pagar primeiro, nada de deixar para aplicar somente o que sobrou no final do mês, pois as vezes nem sobra.

Isso ocorre, pelo fato de que não é visto como algo importante, portanto, coloque o dinheiro para trabalhar, e isso deve ser prioridade.

Ou seja, organize seu orçamento, siga esse processo que trouxemos aqui, depois de saber qual a situação atual, defina um valor que você poderá aplicar, depois disso, todos os meses você tem esse compromisso de tirar esse valor para investir.

Sendo assim, ele será a primeira coisa que você irá fazer ao receber seu salario, combinado?

Comente aqui abaixo se você já coloca em prática essas dicas.