Selic Atual a 13.75%
Selic Atual a 13.75%

A taxa Selic é um dos principais indicadores financeiros utilizados no Brasil, que influencia diretamente a economia e a vida dos brasileiros.

Além disso, neste artigo, vamos discutir sobre a taxa Selic atual, explicando o que é, como é calculada, suas características e como afeta a economia do país.

O Que é a Taxa Selic?

A taxa Selic, ou Sistema Especial de Liquidação e Custódia, é a taxa de juros básica da economia brasileira, definida pelo Banco Central do Brasil (BCB).

Afinal, ela é utilizada para orientar a política monetária do país, com o objetivo de controlar a inflação e garantir a estabilidade econômica.

Como é Calculada a Taxa Selic?

A taxa Selic é calculada diariamente, com base nas operações de compra e venda de títulos públicos federais realizadas entre os participantes do mercado financeiro, como bancos e corretoras.

Dessa forma , essas transações são feitas por meio do Sistema Especial de Liquidação e Custódia (SELIC), que é gerenciado pelo BCB.

Assim, as operações são realizadas em dois tipos de títulos:

Os títulos pré-fixados, que têm uma taxa de juros definida no momento da compra.

Os títulos pós-fixados, cuja rentabilidade está atrelada a um indexador, como a taxa Selic ou o índice de inflação (IPCA).

Características da Taxa Selic.

A taxa Selic atual está em 13,75% ao ano, após ter passado por uma série de aumentos desde 2014, quando estava em 11%.

Essa alta na taxa Selic tem como objetivo combater a inflação, que vem apresentando um aumento significativo nos últimos anos, e manter a estabilidade econômica do país.

Uma das características da taxa Selic é a sua influência na inflação. Quando a taxa Selic está alta, os juros dos empréstimos e financiamentos também são elevados.

Sendo assim, reduz o consumo e a demanda por produtos e serviços, diminuindo a pressão inflacionária.

Por outro lado, quando a taxa Selic está baixa, os juros dos empréstimos e financiamentos são mais acessíveis, estimulando o consumo e aumentando a demanda por produtos e serviços, o que pode gerar inflação.

Outra característica da taxa Selic é sua relação com o dólar. Quando a taxa Selic está elevada, os investimentos em títulos públicos brasileiros se tornam mais atraentes.

Sendo assim, é os investidores estrangeiros, que passam a demandar mais reais para comprar esses títulos, o que valoriza o real em relação ao dólar.

Por outro lado, quando a taxa Selic está baixa, os investimentos em títulos públicos brasileiros se tornam menos atraentes para os investidores estrangeiros.

Dessa forma,  pode provocar desvalorização do real em relação ao dólar.

Conclusão

A taxa Selic é um indicador financeiro importante para a economia brasileira, que tem como objetivo controlar a inflação e garantir a estabilidade econômica do país.

A taxa Selic atual está em 13,75% ao ano e tem influência direta no custo do crédito, na inflação e na relação entre o real e o dólar.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui