Com essa permanência da Taxa Selic a 13,75%, muitos podem estar se perguntando onde investir diante desse cenário.

Portanto, surgem sempre essas dúvidas a cada 45 dias, pois é quando ocorre a reunião do Comitê de Políticas Monetárias (COPOM) do Banco Central.

Assim, sempre que taxa Selic sobe ou desce, surgem a dúvida de onde realizar suas aplicações de maneira mais eficaz.

A princípio vamos esclarecer que a Taxa Selic, é como se fosse o principal meio para conter a inflação ou abrir credito facilitado na economia.

Dessa forma, como a Selic está em alta, a estratégia usada pelo Banco central é reduzir a circulação da moeda, aumentar a taxa de juros sobre empréstimos, financiamentos e etc..

Desse modo, ao dificultar o acesso da população a credito, reduzindo a “oferta”, faz com que seja freado a subida dos preços, ou seja, inflação.

No entanto quando a Selic está em baixa, a estratégia acontece de forma contraria, o acesso ao credito se torna mais facilitado e aumenta a circulação da moeda na economia.

Além disso, a taxa Selic é considerada como a “taxa mãe” da economia, onde a mesma conduz a taxa DI ou mais conhecida a como CDI.

São taxas que os bancos usam nos empréstimos, o CDI é a principal taxa de referência usada sobre os investimentos de Renda Fixa.

A taxa do CDI segue geralmente bem próximo da taxa Selic, o que proporciona atualmente uma boa rentabilidade.

AFINAL, ONDE INVESTIR COM A TAXA SELIC EM 13,75%.

Hoje é facilitado as aplicações em investimentos que são atrelados a Selic, o que significa que ao aplicar nesses produtos, você irá receber uma rentabilidade parecida com a taxa Selic dentro daquele período.

Sendo assim, a renda fixa se torna atrativa, pois aqueles que são atrelados a taxa Selic ou aqueles que rendem igual ou superior a 100% do CDI são boas alternativas. Mais lembrando que isso não é uma indicação de investimento.

Então, com a Selic em alta, o investidor direciona seus olhares para renda fixa ao invés das aplicações com alto risco.

SAIBA A SEGUIR QUAIS SÃO OS INVESTIMENTOS ATRELADOS A TAXA SELIC.

Seta com porcentagem em cima de pilares
Investimentos atrelados

Segue abaixo os principais tipos de investimento que seguem atrelados à Selic:

  1. Tesouro Selic:

Em primeiro lugar, o Tesouro Selic são títulos públicos que rendem a taxa Selic vigente naquele período.

Além disso, tem o acréscimo de uma taxa prefixada, ou seja, rendera a taxa Selic vigente no momento mais essa taxa prefixada.

  1. Contas Digitais.

Primeiramente, a conta digital tem se destacado, por isso, tem sido uma alternativa, principalmente pelo fato de que a maioria delas possibilita uma rentabilidade de 100% do CDI ou mais.

  1. CDBs

Sob o mesmo ponto de vista, são títulos bancários da renda fixa, onde sua rentabilidade seja aparte de 100% do CDI.

Da mesma forma, semelhantemente, todo aquele investimento que rende 100% do CDI, gerará uma rentabilidade bem próxima da taxa Selic vigente.

Sendo assim, como o CDI segue próximo a taxa Selic, é perceptível que ele também vence a rentabilidade da poupança.

Mais uma vez, comunicamos que esse conteúdo não é uma indicação de investimento.