Você tem uma reserva de emergência? Essa com certeza não é a primeira vez que se depara com o termo, apesar de provavelmente não saber do que se trata.
O que é algo bastante preocupante, tendo em vista o quanto uma reserva do tipo é algo fundamental para preservar a saúde financeira.
Esqueça o que muitos coach financeiros afirmam, com relação a ser obrigatório ter um número X de meses guardados.
Ou até mesmo com relação a modos irreais de criar esse tipo de reserva.
Tudo é bem mais simples do que você imagina, basta começar a enxergar esse objetivo por outros olhos. Nós somos seus novos olhos!
O que é reserva de emergência e para que serve?
Primeiramente, o que é e para que serve tal reserva? O nome pode até ser bastante intuitivo, porém, ainda podemos desenvolver melhor o tema.
Uma reserva de emergência é uma quantia guardada para lidar com emergências de diversas naturezas em sua vida financeira.
Como, por exemplo, um acidente, desemprego, doença ou qualquer coisa similar, evitando que dívidas surjam.
Quanto dinheiro é necessário para a reserva financeira depende bastante de inúmeros fatores, sendo algo completamente pessoal.
Por isso, não se apegue tanto ao que muitas pessoas afirmam, quanto estabelecem metas completamente fora da sua realidade financeira.
Talvez as suas despesas mensais sejam mais baixas ou mais altas que as tomadas como parâmetro para definir tais metas.
Quais pessoas devem ter reserva de emergência?
Todos devem ter uma reserva financeira, afinal, todos estão suscetíveis a emergências como as mencionadas anteriormente.
Infelizmente, problemas financeiros não avisam quando chegarão, tão pouco escolhem pessoas das quais irão afetar.
Por isso, é indispensável que todos se preocupem em montar uma reserva financeira baseada nas suas necessidades.
Contudo, é possível, mencionar algumas pessoas com necessidades especiais de uma reserva de emergência.
Quem tem filhos, alguma doença que precisa de medicamentos constantes, é freelancer, autônomo ou ajuda alguém financeiramente se encontra em uma situação mais crítica.
Por isso, a montagem de uma reserva financeira se torna algo muito mais necessário nestes cenários que em outras situações mais corriqueiras.
Fatores a ter em conta para o valor ideal?
Até aqui você já deve ter entendido do que se trata, qual é a utilidade e para quem é direcionada a reserva financeira.
Contudo, existe algo que ainda não ficou tão claro, o que é necessário fazer para construir uma reserva financeira? É isso que falaremos agora.
Mas, antes de qualquer coisa, precisamos ser justos e dar uma explicação que fará toda a diferença na construção de uma reserva.
Cada pessoa possui rendimentos, gastos e afinidade completamente diferente com dinheiro, sendo algo que conta muito.
Por isso, pode ser que alguns dos fatores mencionados abaixo não se adequem tanto ao que você precisa.
Então, não se sinta mal por precisar adaptar algumas das recomendações ou até mesmo descartar completamente alguns fatores, tudo dependerá da sua vida pessoal.
Seu emprego
O seu emprego é com certeza um dos fatores mais importantes para que a reserva seja montada, pois é a fonte do dinheiro utilizado na mesma.
Por isso, é importante considerar o valor recebido no salário bruto, quais são os descontos opcionais e se você recebe algum adicional.
Com tudo isso na ponta do lápis, você saberá o que pode ser cortado com relação aos descontos opcionais.
Tal como terá uma noção maior do que fazer para aumentar seus rendimentos, tendo um orçamento mais alto para montar suas reservas.
Isso será vital para que você não precise comprometer seu orçamento no momento, gerando problemas no presente no intuito de se livrar de problemas futuros.
Seus compromissos
Compreender quais são seus ganhos no trabalho é algo muito importante, entretanto, não é tudo, existem outros fatores a considerar.
Como estão os seus compromissos, quais são seus gastos mensais? É necessário incluir todas as despesas.
Discriminando quais são os compromissos financeiros fixos e indispensáveis e aqueles variáveis não tão importantes.
Streaming, comida fora, aquelas besteirinhas compradas na promoção ou coisas similares, não são tão importantes quanto uma reserva de emergência.
O perfil de investidor
Montando uma reserva e emergência, alguns investimentos serão cruciais, para manter esse valor a salvo da inflação.
Contudo, não é recomendado utilizar qualquer investimento, o mais indicado é conhecer aquele que melhor se adeque ao seu perfil.
Para isso, realize um teste simples em sites sobre finanças, aplicativos de corretoras ou no seu banco.
Financiamentos ou empréstimos
Tanto os financiamentos quanto os empréstimos podem dificultar sua vida com a criação de uma reserva de emergência.
Pois, sua solicitação acaba por se tornar um inconveniente conforme atrasos começam a ocorrer, devido às multas.
Por isso, se você puder, faça o que for necessário para evitar esse tipo de produto financeiro enquanto está montando sua reserva.
Contudo, se não for possível deixar esse tipo de serviço financeiro de lado, ao menos tome bastante cuidado com as condições.
Dicas para criar a sua reserva de emergência
Entendendo quais fatores devem ser considerados na criação de uma reserva de emergências já é fácil começar a dar os primeiros passos.
Porém, é possível que você ainda não se sinta confiante, acreditando que é necessária uma experiência vasta no mundo das finanças.
Conferindo as dicas dadas abaixo, você verá como pode ser bastante simples tirar esse objetivo do papel, fortalecendo sua vida financeira.
Organize seu orçamento
Organizar seu orçamento é o primeiro passo para que você comece a montar sua reserva financeira, por isso, esse é um dos fatores mais cruciais.
No orçamento, coloque tudo o que representa um rendimento como, por exemplo, o seu salário, benefícios, ajudas de amigos ou parentes e muito mais.
Todo dinheiro pingando na conta de maneira regular deve ser encaixado no orçamento, sendo separado conforme sua origem.
Essa organização pode parecer difícil, mas existem milhares de aplicativos gratuitos que facilitam sua vida com relação a essa separação.
Use transferências agendadas
Muitas vezes, transferências bancárias possuem taxas de juros bem altas, o que torna cada pagamento uma oportunidade para jogar dinheiro fora.
Algo que podemos concordar que ninguém gosta, então, o que você acha de contornar esse problema? Em muitos casos, o agendamento reduz ou elimina as taxas.
Além de ser uma maneira de evitar atrasos que resultam em multas e de não sair enviando dinheiro a todo instante.
Portanto, existem muitos benefícios de mandar dinheiro agendando cada transferência por meio do aplicativo do banco.
Seja consistente
A motivação e a disciplina se complementam, sendo a motivação a ignição e a disciplina o combustível que mantém a chama acessa.
Por isso, é necessário que você desenvolva consistência, principalmente caso você não possa guardar tanto dinheiro mensalmente.
Mesmo com pouco, no longo prazo é possível montar uma reserva de emergência capaz de salvar sua pele em diversas ocasiões.
Aplicativos novamente podem se mostrar úteis nessas situações, por te acompanharem com metas realistas e ferramentas facilitadoras.
Corte gastos desnecessários
Conhecer seus compromissos, os separando por grau de utilidade é importante, pois sempre chegará um momento em que é necessário cortar gastos.
Já chegamos a mencionar gastos como Netflix e iFood, porém, também é possível realizar adaptações em outros setores.
Como tomar banhos mais rápidos, evite deixar luzes ligadas e substituir algumas marcas na hora de fazer feira da semana.
Em que momento utilizar a reserva de emergência
A reserva de emergência não deve ser utilizada para trocar de mobília, renovar o guarda roupas ou para viajar nas férias.
Esse não é um valor para utilizar como uma poupança para consumo ou um dinheiro livre, é um fundo para evitar e remediar problemas.
Por isso, só o utilize quando realmente for necessário, além de o utilizar com moderação, para não gastar mais do que o necessário.
Conclusão
O que para muitas pessoas é algo impossível, na verdade, pode ser bem mais fácil, a partir do momento que tratamos do assunto de maneira mais realista.
Você imaginava que poderia ser tão simples e prático montar uma reserva de emergência?
Bom, não deixa de ser desafiador, apesar de não ser tão assustador quanto parece.
Dar os primeiros passos é importante, mas, lembre-se de exercitar a disciplina para continuar dando os passos seguintes.