Pular para o conteúdo

RENDA VARIAVEL.

imagem de fundo verde e com texto de cor branca, amarela e laranja com texto: oque e renda variável.

Ao optar pelo segmento de investimento em Renda Variável, que envolve alguns riscos específicos, é possível obter um retorno potencialmente superior ao da renda fixa.

Mas de que tipo de instrumento estamos falando exatamente neste caso? Estamos falando dela, RENDA VARIÁVEL.

De um modo geral, os investimentos realizados em renda variável, são aqueles dos quais NÃO tem como saber qual o valor do retorno no momento do investimento.

Ocorrendo oscilações de valores de acordo com as condições de mercado – e, consequentemente, a remuneração oferecida pelos investimentos seguem esse mesmo princípio.

É o oposto do que acontece nos investimentos em renda fixa.

Neste caso, o valor previsto a ser recebido é previamente definido e conhecido no momento em que será realizada a aplicação, mais já falamos sobre renda fixa é só clicar.

Para muitos investir em renda variável é um bicho de mil cabeças e com um significado de um verdadeiro terror: pois a possibilidade de grandes perdas e a incerteza das oscilações gera esse medo em investir nesta modalidade.

Imagem com fundo branco e um desenho de um homem sendo perseguido por sua sombra em cor preta.
Renda variável é um bicho de mil cabeças

E se esse for o seu caso, vamos começar a mudar isso hoje e perder o medo para sempre.

Depois disso, com dedicação e estudo, quem sabe ao final da leitura deste conteúdo, você já começara a investir na bolsa.

Agora é começar a colocar a mão na massa e varrer esse medo da renda variável para bem longe.

Pois bem, será que o medo real é exatamente o que estamos falando lá em cima? Ou mais precisamente o medo de perder o seu dinheiro investindo?

Muitas pessoas costumam ter medo do mercado de ações porque pensam que ele pode causar grandes perdas financeiras.

Por ser um investimento arriscado, os ganhos de curto prazo podem ser altos, assim como as perdas, por isso, requer dedicação e muito estudo sobre o assunto para evitar cometer alguns erros.

Os erros mais comuns em investimentos de Renda Variável:

• Investir sem nunca ter buscado informações e estudado sobre o mercado de ações, então você perde acaba perdendo dinheiro;

• O fato de não ter conhecimento neste perfil de investimento, você passa a ter certos pensamentos como: renda variável não é para você, e então começa a ficar paralisado por não saber por onde começar.

Independentemente de qual for o motivo que pode estar impedindo você de ganhar dinheiro neste seguimento, estamos aqui para ajudar, com o dicas para poupar você irá ter conhecimento para não perder e ganhar dinheiro.

Então vem comigo e fica ligadinho nas dicas a seguir:

Passo 01

Qualquer pessoa que compra ações de uma empresa sabe que poderá obter lucros por meio da valorização do papel conforme o passar do tempo, mas quanto será exatamente estamos falando quanto a essa valorização? Impossível saber com antecedência.

Além disso, não dá nem para garantir que haverá ganho, pois com as ações podem ocorrer a valorização, mais também a desvalorização dentro desse período.

Mais não estou falando isso para te assustar e sim para você ter a certeza de como tudo tem dois lados, de um você pode perder, mais por outro você pode ganhar muito dinheiro.

Primeiramente você precisa saber se você está preparado ou não para começar a investir em renda variável.

Tela azul com Gráficos em verde e laranja em curvas com listras brancas em um quadrado.
Passo 01

Renda Variável é para todos?

Bem a resposta pode ser sim e não, ao estudar sobre esse perfil de investimento você perdera o medo de investir, pois aquilo que não conhecemos sempre ficara um ponto de interrogação.

Porém, tudo aquilo que entendemos, passamos a ter mais confiança e precisão nas nossas escolhas.

Mas só com isso, não pode significar que você já pode dá início a aplicações em Renda Variável.

Para tomar a decisão de dar começar ou não, você precisara alinhar suas metas e seus objetivos, além de saber qual é o seu perfil investidor.

E possível saber o seu perfil através de um teste que TODAS as corretoras oferecem de forma gratuita no momento que você abre uma conta.

Ela irá rastrear seu nível de tolerância ao risco, podendo assim indicar investimentos que se encaixa no seu perfil no momento.

Resultando em três tipos de perfis que podem ser: o investidor conservador, o investidor moderado ou investidor ousado.

Então, separe um momento, realize seu cadastro responda o quiz para descobrir o seu perfil e vamos partir rumo a segunda etapa.

Passo 02

Você precisar ter calma e paciência, esses dois quesitos são de alta relevância, afinal de contas, como você lidaria com os altos e baixos do mercado de ações?

Pense aqui: se sua ação caísse, você conseguiria manter a calma?

Se a sua resposta estiver sido NÃO, saiba que compreender como funciona o mercado de ações é a chave para tolerar os altos e baixos.

Ou seja, em vez de se desesperar, coloque-se em uma posição que lhe traga segurança: a de investidor.

Procure compreender como gráficos funcionam e você começará a ver as oscilações de outra forma: seja ela vista como oportunidades ou indicadores do monto ideal para compra ou venda.

E o contrário também pode acontecer, por isso, não saia simplesmente comprando ações em momentos de entusiasmo.

Sabemos que no momento que ocorre uma alta e você ganha dinheiro, nesse momento ocorre um mix de sensações, então o ideal é manter o foco, não só na oscilação do mercado, mas o mantenha na sua carteira/bolsa também.

Passo 03

Geralmente algumas pessoas optam por comprar ações mais baratas por entender que será uma boa forma de ter bons lucros, mas nem sempre é o caso.

Podemos dizer que deve ser escolhida as ações das empresas que, no modo geral, possuem bons projetos por traz delas, onde tendem a evoluir e continuam a aumentar os lucros dos seus investidores.

Desenho com fundo verde e um homem em cima de uma seta branca com sombra de mais duas setas para a esquerda e direita.
Passo 03

É possível ser seletivo, escolhendo a dedo e separando as que são caracterizadas como boas oportunidades em meio as ruins.

Então, para facilitar esse processo, existem vários indicadores disponíveis, por tanto resolvemos selecionar dois que estão listados abaixo.

– RECEITA: Quanto maior, maiores são as chances de obter altos lucros.

– DÍVIDA: As empresas também podem ter dívidas e, quanto maior o endividamento, mais difícil será o pagamento, o que pode acabar impactando negativamente o seu lucro.

Passo 04

Você sabe aquele ditado que você não deve colocar todos os ovos na mesma cesta?

É valido aqui também, para que suas escolhas sejam bem-sucedida e e consequentemente tenha bons lucros, é importante ter diferentes tipos, assim terá uma carteira com um portfólio diversificado, minimizando os riscos das perdas.

Esperamos que tenha gostado desse conteúdo, qualquer dúvida, deixe seu comentário e ate breve.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *