05 investimentos melhores que a poupança
05 investimentos melhores que a poupança

Em suma, reserva de emergência é um valor a ser reservado para situações emergenciais, ou seja, imprevistos dos quais não estamos esperando.

Sendo assim você precisa colocar esse dinheiro em um local que você possa resgata-lo a qualquer momento.

Porém, precisa deixa-lo em um lugar que possa lhe trazer rendimentos, só não me diga que vai deixar na caderneta de poupança.

Se você já conhece nosso site, sabe que não consideramos a poupança como um investimento, pois a mesma ficou para traz a muito tempo.

Além disso, hoje em dia tem tantas contas digitais que rendem aparte de 100% do CDI, pra você ter uma noção de como você estará perdendo dinheiro ao deixar suas aplicações na poupança, ela rende cerca de 70% do CDI somente.

Não precisa ter muita experiência, entre 70% e 100% do CDI, já da pra saber que não vale a pena deixar suas aplicações lá.

Além do mais, existem outras contas que disponibilizam muito mais de 100% do CDI, tem algumas que rendem até 130%.

Esse exemplo é apenas para abrir a sua mente, e trataremos aqui sobre 5 investimentos melhores que a poupança.

Do mesmo modo, poderá construir sua reserva de emergência, seguindo essas dicas, saiba como funciona cada um deles e faça sua escolha.

01-TESOURO SELIC.

tesouro selic.
Tesouro Selic.

Com essa alta da Selic, essa tipo de investimento se torna bastante atrativo, pois ele ira render positivamente de acordo com a variação da Selic.

Afinal, só no ano de 2021 a Selic teve um acumulo de 4,52% contra 2,94 da poupança.

Portanto, como se espera que a Selic continue aumentando neste ano de 2022, consequentemente a rentabilidade acumulada quando chegar ao final deste ano, será bem superior a que foi no ano de 2021.

Assim, para quem esta procurando onde começar suas aplicações para construir uma reserva de emergência, o Tesouro Selic é um dos mais indicados.

02- CDB’S PÓS-FIXADOS COM LIQUIDEZ DIÁRIA.

Em síntese, esse titulo também é muito conhecido como entre as opções para construção da reserva de emergência.

Logo, é necessário ter atenção, pois o titulo escolhido deve possuir uma rentabilidade de no mínimo 100% do CDI.

Afinal, o CDI sempre vai render próximo da Selic, no ultimo ano, a taxa acumulada foi de 4,42%.

Dessa forma, como o CDI acompanha a taxa Selic , aqueles títulos que são atrelados a esse índice terão uma performance melhor do que teve no ano anterior.

03- LCI/LCA

Em suma, LCI significa – Letra de Crédito Imobiliário e LCA – Letra de Crédito do Agronegócio.

Como resultado, no ano anterior (2021), o IPCA teve um acumulo de 10,06%, então pode ser que esse titulo seja uma boa alternativa, principalmente para quem deseja vencer a inflação.

Além disso, assim como a poupança são isentos de IR.

Em seguida, você pode escolher entre investir com taxas prefixadas, pós-fixadas ( geralmente são indexadas ao CDI) e tem a opção hibrida também, onde ela vai render o IPCA daquele período mais uma taxa pré-fixada no ato da aplicação.

Ao mesmo tempo, tenha bastante atenção quanto ao prazo de vencimento, ou seja, a data da qual será realizado o resgate.

Sobretudo, dê preferencia por títulos com prazos mais curtos, quanto mais longo ele for, mais arriscado será.

04- TESOURO PREFIXADO

tesouro prefixado
tesouro prefixado

A principio, com o aumento da taxa de juros, esse titulo passa a se tornar bem mais interessante.

Além do mais, ele conta com a garantia do governo, o que o torna mais atrativo ainda.

Apesar disso, deve se atentar no seguinte ponto, se você por acaso decidir solicitar o resgate antes do vencimento, poderá ter prejuízo.

Ao passo que, ele conta e segue a marcação do mercado, ou seja, (o valor do titulo será de acordo com que ele esta valendo naquele dia), que ocorre diariamente.

Portanto, o ideal aqui é que você procure por titulo cujo seu prazo de vencimento seja mais curto, assim suas oscilações serão menores.

Finalmente, quando o titulo vencer, poderá então fazer uma analise e avaliar qual será o melhor titulo para se investir naquele momento.

Hoje, se você acessar o site do Tesouro Direto o titulo com vencimento mais curto é o de 2024, cujo o mesmo esta proporcionando uma rentabilidade superior a 11% pra quem levara e esperara ate o seu vencimento.

05- TESOURO IPCA+

Esse tipo de aplicação é ideal para quem deseja proteger suas aplicações da inflação.

Assim, da mesma forma como deve se ter atenção nos prefixados quanto a marcação de mercado, aqui também funciona dessa maneira.

Além disso, alguns deles possuem vencimento de longo prazo, e quanto mais longo for o prazo desse titulo, o risco é proporcional ao mesmo.

Ou seja, quanto mais longo for o prazo, mais arriscado ele será, portanto se você optou investir nesse titulo, é indicado destinar essas aplicações atreladas a algum objetivo que seja de longo prazo também.

Por exemplo, supondo que você deseja comprar um imóvel no ano de 2026, neste caso você poderá aplicar no tesouro IPCA+ 2026.

Assim, sua rentabilidade será da taxa da inflação acumulada do período mais uma taxa prefixada, que hoje esta acima dos 5%.

Já que nesse exemplo, o objetivo é de longo prazo, e nesse caso você não precisaria resgatar antes do vencimento, o poder de compra seria garantido!

Vale ressaltar a importância de colocar suas aplicações atreladas ao seu objetivo, comesse a traçar suas metas de curto, médio e longo prazo.

Assim ficara mais fácil até de edificar ou de te dar um norte de qual investimento é o ideal no momento pra você.

Pois, supondo que você realize uma aplicação, cujo o vencimento é para 2031, e de repente você tem um objetivo de curto prazo, então você vai lá e solicita o resgate antes do vencimento.

Ao fazer isso, você corre grande risco de fica no prejuízo, por isso se programe para realizar suas aplicações com mais certeza diante das suas metas.

Não se esqueça, caso ainda não tenha uma reserva de emergia, é indicado você começar suas aplicações por ela.

Indicamos que você quite suas dividas primeiro, em seguida, após fazer isso, comece a construir sua reserva de emergência, para então começar a investir em outros ativos como em Renda Variável.

Se você não sabe o que significa isso, já temos um post que te explica de uma forma bem simples.

Se você gostou desse conteúdo, já deixa seu like e compartilhe, principalmente com que você sabe que ainda deixa o dinheiro na poupança.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui