Pular para o conteúdo

Lista com alguns dos principais tipos de investimento.

Lista com alguns dos principais tipos de investimento

Basicamente os tipos de investimentos estão divididos em dois grupos, para um melhor entendimento, vamos classificar grupo (A) como Renda Fixa e o grupo (B) Renda Variável.

Se você ainda não sabe o que significa Renda Fixa e Renda Variável, basta clicar em cima do nome de cada um.

De forma resumida, na renda Fixa você tem acesso a todas as informações antes de efetivar a aplicação, no caso dos pré-fixados, ele é considerado um investimento com baixo risco, já na Renda Variável você não tem a certeza do retorno, se ele será positivo ou negativo.

Consequentemente possui um gral de risco mais elevado, porém, tem-se uma possibilidade de altos lucros, proporcionando ganhos com mais rapidez.

Mais afinal quais são os tipos de investimentos?

Mais afinal quais são os tipos de investimentos
Mais afinal quais são os tipos de investimentos

01- Tesouro Direto.

Ele é um programa criado pelo Governo Federal, com o objetivo de conseguir captar recursos, para então poder financiar suas despesas, o Tesouro Direto está classificado no grupo (A) de Renda Fixa.

Então, ele se tornou o “queridinho” da Renda Fixa, ele funciona da seguinte maneira:

Quando você compra um título do tesouro, você está emprestando seu dinheiro para o Governo Federal, e você ganhará em troca juros de acordo com o tempo que esse dinheiro ficará nas mãos da instituição.

Ou seja, quantos mais tempo você deixar seu dinheiro aplicado, maior será sua rentabilidade com esse investimento.

No entanto o tesouro possui uma data de vencimento, mais isso não significa que você só poderá resgata-lo no vencimento.

Portanto, você pode solicitar o resgate antes, pois possui liquidez diária, ou seja, a qualquer momento você poderá transformar seu título em dinheiro na conta.

02- Certificado de Deposito Bancário (CDB).

No ranking do mais popular da Renda fixa, ele ocupa o segundo lugar, sua funcionalidade é bem parecida com a do tesouro direto, a diferença está em:

No tesouro direto você empresta seu dinheiro para o Governo Federal como já explicamos anteriormente, já no caso do CDB você está emprestando para as instituições bancarias.

Sendo assim, você receberá juros desse bancos. Interessante né, pois na maioria das vezes ocorre o contrario.

O legal do CDB é que ele possui o fundo garantidor de créditos (FGC), ele cobre até R$ 250 mil reais.

Isso significa que se por algum motivo a instituição que você emprestou seu dinheiro falir ou não conseguir quitar a sua dívida, ou seja, lhe pagando conforme o combinado, o FGC cobrirá de forma parcial ou total do valor investido no CDB.

Importante: No caso dos CDBs, fique atento a data de vencimento e pesquise antes, pois há casos em que você não poderá solicitar o resgate antes do vencimento ou até poderá resgatar antes, porém em alguns casos poderá ter prejuízo.

Portanto fique atento a esses pontos antes de realizar aplicações em CDB’s do qual não tem liquidez diária.

Primeiramente, antes de começar, análise qual é o seu objetivo para essa aplicação, ou seja, se ele é para o curto, médio ou longo prazo.

Por exemplo, se seu objetivo ele for para o longo prazo, CDB’s como vencimento para da que no mínimo 5 anos é o ideal, pois lhe trará oportunidades de ganhos maiores.

03- Ações.

Agora, se tratando de ações, ela faz parte do grupo (B), isto é, da Renda Variável, aqui você se torna “sócio” da empresa, pois ao comprar ações, você estará comprando uma pequena parte desta empresa.

Portanto os ganhos funciona conforme a performance da mesma no mercado, se ela cresce e obtém bons resultados, consequentemente você verá seu patrimônio crescer junto, porém, o contrário também pode ocorrer.

Aqui estamos mencionando um investimento com um certo grau de risco, por isso faça uma boa analise da empresa que você deseja ser sócio.

Pois as ações possui uma volatilidade bastante alta, podendo usa-la ao seu favor, e conseguir ganhos em menos tempo.

Porém, não é tão fácil, os riscos muitos e devido a isso o seu conhecimento sobre isso deve ser proporcional.

Não cometa o erro de investir só por investir, ou porque fulano falou que tal ação vai subir. Você tem que ter conhecimento suficiente para saber exatamente o que você esta fazendo.

A decisão de onde investir deve parte de você mesmo, seja responsável pelas suas escolhas, dando certo ok, se não de, no mínimo tirara conhecimento disso. afinal de contas, é com os erros que se aprende.

E o mais importante, se você realizou uma aplicação e ela te trousse prejuízo, mantenha a calma, saiba esperar e tenha paciência, esse mercado é assim mesmo, uma hora cai em outra hora sobe.

No entanto, se ainda assim for constatado que não foi uma boa opção aplicar em uma determinada ação, não se martirize por isso, busque saber onde errou e corrija nas próximas aplicações.

Além disso, não pare porque um não deu certo, simplesmente busque conhecimento e dê continuidade. Disso você não ira se arrepender.

04-Criptomoedas.

Criptomoedas são moedas digitais, um mercado que tem crescido muito e continua se expandindo cada vez mais.

Podemos citar as duas maiores e mais negociadas até o momento, a primeira e portanto a maior de todas é o Biticoin, em seguida Etherium.

Portanto, é um mercado muito grande e complexo, que tem chamado muita atenção ultimamente.

Ela também faz parte do grupo (B), ou seja, Renda Variável, e possui um grau de risco muito elevado, muita atenção na hora de investir em Renda Variável, principalmente se tratando de criptomoedas.

Mais não podemos deixar de informar que investimentos em Renda variável pode lhe proporcionar ganhos absurdos, só requer muita análise e conhecimento.

Citamos apenas as duas maiores desse universo, mais existem centenas, e cada dia que passa surge mais e mais.

Portanto havendo uma grande variedade para diversificar sua carteira de aplicações, aqui o cuidado deve ser voltado para o que esta por traz dessa moeda.

Cada moeda criada tem um proposito, ou seja, um projeto, é uma solução para um problema, isso deve ser consultado antes de aplicar.

Saiba se os projetos são bons e que você acredita que pode ter sucesso, além disso, não se esqueça de conferir os investidores que estão apostando nela.

Então, nós citamos apena duas moedas digitais, no entanto existem centenas delas.

Bem, chegamos ao final, listamos ai quatro tipos de investimentos bastante conhecidos, dois de Renda Fixa e dois de Renda Variável.

Os de Renda Fixa é considerado de baixo risco e os de Renda Variável possui alto risco. Esperamos que tenha compreendido e até mais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *