Porco de vidro com moedas dentro e ícone de emergência.
Porco de vidro com moedas dentro e ícone de emergência.

Infelizmente em nosso país, tem uma deficiência quanto a cultura financeira, ou seja, ainda não é tão popularizada, por isso, milhões de brasileiros continuam com muita dificuldade em suas finanças, consequentemente com grades obstáculos para manter suas contas em dia.

Muitos deles, ainda não conseguem economizar dinheiro para esses momentos de dificuldade, o que faz com que esse grupo de pessoas vão buscar socorro em empréstimos.

No entanto, isso provoca a contração de uma dívida maior ainda, caso não tenha conhecimento dos juros que será agregado.

Contraindo cada vez mais dividas, consequentemente fica mais difícil juntar e economizar dinheiro.

Quando você não tem uma reserva de emergência e um planejamento financeiro, você estará comprometendo o seu futuro e o futuro dos seu familiares.

Então entenda o que é exatamente o significado de reserva de emergência.

Essa reserva, nada mais é, do que um valor que deve ser separado para qualquer eventualidade que possa surgir:

Como despesa médica ou reparação da casa por exemplo, pois sabemos que imprevistos acontecem no momento em que nos encontramos mais despreparado.

Confira as dicas que estão abaixo e que irá te ajudar a construir sua reserva de emergência.

Qual é a quantidade ideal, que deve ser destinada a sua reserva de emergência?

Homem de negócios e fatia de dinheiro em torta de moeda.
Homem de negócios e fatia de dinheiro em torta de moeda.

Primeiramente, até mesmo antes saber qual o valor que ira economizar por mês, o ideal é saber qual deve ser o valor final da reserva de emergência. O objetivo varia de pessoa para pessoa.

Uma família em que as pessoas têm emprego estável e remuneração previsível tem maior segurança, por isso pode ter uma reserva no período mínimo de três meses.

Porem diante de tudo que estudamos, e do que aplico em minha vida, o ideal é ter seu fundo de emergência no prazo mínimo de 6 meses de despesas.

Porem, baseado no seu padrão de vida atual, por mais que você trabalhe em regime CLT, ou seja, de carteira assinada, sabemos que a qualquer momento pode ocorrer o seu desligamento, por tanto o que eu indico é, não se acomode por esse motivo.

Quanto do salário deve ser destinado para sua reserva?

Após definir o montante final, ou seja, o valor a ser designado para a reserva de emergência, o próximo passo é começar na prática.

Novamente, não existe um percentual exato de salário que deva ser economizado para o seu fundo de emergência.

É necessário que você tenha conhecimento de onde está e onde exatamente você quer chegar, ficou perdido, calma! Vou te explicar!

Saber onde você esta é no sentido de qual o valor você pretende alocar para o seu objetivo, e onde você quer chegar é ter em mente o quanto em patrimônio você deseja ter acumulado e outro detalhe muito importante, em qual prazo deseja ter esse valor final.

Enchendo cofrinho em forma de porco com moedas empilhadas e espalhas.
Enchendo cofrinho em forma de porco com moedas empilhadas e espalhas.

Por exemplo, se quiser adicionar uma reserva de R $ 10 mil em um ano, vai precisar economizar R $ 833,33 por mês.

Então você deve verificar se essa meta de economia mensal se encaixa no seu orçamento, e veja qual a participação desse valor na sua renda mensal.

Se você não consegue economizar R $ 833,33 mensais hoje, comece com um valor que seja viável, nesse caso o prazo para alcançar a meta deve ser maior.

Destinar 10% do seu salário seria ideal.

Depois de quitadas as dívidas, você reduziu despesas e conseguiu fazer um planejamento para o futuro, é bom traçar uma meta que seja viável, 10% é um percentual muito bom, principalmente para quem está iniciando.

Lembrando que, para começar a montar sua reserva, o ideal é que primeiro você tenha um planejamento financeiro e que tenha suas dívidas em ordem.

Porem se tem despesas em atraso ou com juros muito alto, como de cartão de credito, cheque especial, você deve priorizar o pagamento desses débitos primeiro.

Não sabe como fazer isso, temos um artigo que te ajudara nisso também.

Pague a si mesmo.

Pessoa digitando em portátil com cartão na mão.
Pessoa digitando em portátil com cartão na mão.

Dentre muitos especialistas, a chave segundo eles é ser disciplinado e priorizar os gastos. Além disso, a disciplina é primordial para seguir o que foi planejado.

Existe um conceito chamado ‘pague-se primeiro’, que é um dos mais legais quando se fala em planejamento financeiro.

Quando você recebe seu salário, a primeira coisa que deve fazer é transferir o valor do qual já foi definido e planejado para sua conta de aplicações e viver com o restante do valor do seu salário.

Pois o que é mais comum de se ver é que a maioria das pessoas faz justamente o contrário:

Elas recebem o salário e gastam, deixando para realizar o planejamento financeiro apenas no último dia do mês. Se sobra dinheiro ira poupar; se não há, paciência.

Então, onde você deve investir para construir sua reserva?

Depois de ter em mente sua gestão financeira, sabendo quanto dinheiro você precisará ter em sua reserva de emergência e quanto economizar a cada mês, você precisará escolher onde investir.

O ideal, segundo os especialistas, é que o investimento tenha três características: liquidez (possibilidade de ter o dinheiro de forma imediata), baixo custo e claro segurança.

Agora na reserva emergencial não dá para arriscar. Um CDB pós-fixado, o Tesouro Selic, contas digitais que rendem, tudo isso cabe.

Rendendo 100% do CDI, já vale a pena, sendo uma ótima maneira de iniciar. Nesse caso você estará buscando liquidez, que é ter dinheiro rápido, e com segurança.

Mulher olhando para cima com desenhos de dinheiro.
Mulher olhando para cima com desenhos de dinheiro.

Diante dessas características você pode se perguntar, então posso investir minha reserva na poupança?

Outro erro comum cometido por investidores principalmente iniciantes é acreditar e considerar que ao colocar seu dinheiro em cadernetas de poupança é a mesma coisa que está investindo.

Por ter um rendimento muito baixo se comparado a outras alternativas do mercado financeiro, a poupança não pode ser considerada um investimento, principalmente quando estamos tratando da construção de uma reserva financeira.

A poupança é considerada hoje, o pior lugar para se investir, onde rende em média 70% do CDI, não faz nenhum sentido investir lá, sabendo que contas digitais como do Nubank rende 100% do CDI.

Dicas extras.

Balão de fala com exclamação em fundo amarelo.
Balão de fala com exclamação em fundo amarelo.

– Se você optar por não fazer uso de um aplicativo, mesmo assim não esqueça de registrar todas as receitas e despesas corretamente.

Seja em uma planilha ou até mesmo anotadas em um caderno, o importante é registrar para não perder nenhuma informação.

– Busque sempre economizar para comprar na forma de pagamento à vista, assim você evita realizar compras a prazo que podem te levar ao endividamento.

– Procure sempre tirar um tempo para fazer uma avaliação constante da sua reserva e a forma como está sendo a gestão do seu dinheiro.

Se você perceber que alguma coisa não esta funcionando bem, mude! não tenha medo de buscar maneiras mais efetivas.

– A última dica, comesse e simplesmente pare de inventar desculpas. Economizar dinheiro é simples e depende apenas de você e do seu planejamento.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui