CRIPTOMOEDAS O QUE SÃO E COMO FUNCIONA
CRIPTOMOEDAS O QUE SÃO E COMO FUNCIONA

Criptomoedas (como o Bitcoin) têm feito uma grande movimentação no mercado financeiro, estão avançando mesmo diante de desafios para se consolidarem no mercado.

Você entende sobre criptomoedas? Você sabe como funcionam e como conseguir a sua?

Para melhor compreensão e até mesmo conhecer mais sobre as moedas digitais e como está sendo o funcionamento desse universo, veja a seguir!

O QUE SÃO CRIPTOMOEDAS?

O QUE SÃO CRIPTOMOEDAS
O QUE SÃO CRIPTOMOEDAS

As criptomoedas como mencionamos são moedas digitais, ou seja, é um ativo digital criptografado podendo ser usados por meio de trocas.

Elas são caracterizadas como descentralizadas, isso significa que nenhum país ou órgão tem controle sobre elas.

As criações delas se tornam possível através uma rede chamada blockchain, ou seja, ela é a garantia de que ninguém possa trapacear ou realizar qualquer tipo de fraude, fazendo com que cada moeda seja rastreável desde o momento em que foi gerada.

Então ela funcionando como um livro-caixa público, no qual todas as transações são registradas de forma rápida e segura.

Essas moedas digitais, que são criadas pela blockchain, são moedas que tem um valor agregado e que, podem ser trocadas por outras moedas.

Por tanto, pode ser convertida pelo dólar ou o real, e, portanto, podem ser utilizadas nessa convenção para realizar compras de produtos por exemplo.

As empresas estão cada vez mais interessadas em receber criptomoedas como forma de pagamento, mais isso, graças ao avanço desse ativo, fez com ele fosse bem visualizado nesse meio corporativo.

Mas como funciona? Nós explicamos para você!

COMO FUNCIONAM AS CRIPTOMOEDAS?

COMO FUNCIONAM AS CRIPTOMOEDAS
COMO FUNCIONAM AS CRIPTOMOEDAS

Para darmos início, é necessário que você compreenda que as criptomoedas são moedas virtuais, isso quer dizer que não tem como realizar uma troca física.

Sendo assim, elas só existirão na internet, sendo até o momento, impossível de serem mantidas em conta corrente por exemplo.

Então, só é possível mantê-las somente em carteiras digitais específicas, denominada Exchange.

O QUE SIGNIFICA EXCHANGE?

O QUE SIGNIFICA EXCHANGE
O QUE SIGNIFICA EXCHANGE

Ao se traduzir a palavra Exchange do inglês para o português, se chega ao significado de “troca”.

Em suma, Exchange é uma “corretora de criptomoedas”. Entre as maiores exchanges do mundo estão Binance, Huobi e Coinbase. Já no Brasil, podemos citar como Mercado Bitcoin, Foxbit, NovaDAX entre outras.

AFINAL PARA QUE SERVE AS CRIPTOMOEDAS?

Como citamos anteriormente, elas podem ser trocadas em compras de produtos ou serviços.

Porém possui outra grande função, elas são vistas como alternativa de investimento, pois os investidores começaram a observar, que elas podem render bons lucros.

Desde então começaram a surgir empresas que aceitam criptomoedas como forma de pagamento, fundos de investimento em criptomoedas e muitas outras oportunidades de crescimento de moedas digitais no mercado.

QUAIS SÃO AS PRINCIPAIS CRIPTOMOEDAS NO MERCADO?

É bem provável que você já tenha ouvido falar em algum momento sobre bitcoin, uma das criptomoedas mais conhecida do mercado financeiro.

Mas existem outras moedas digitais com significativo potencial de compra e venda e já são vistas também como boas opções para esta investindo.

Bitcoin (BTC)

Bitcoin
Bitcoin

Entrou circulação no ano de 2009 e foi transmitido por um usuário com o nome provavelmente não verdadeiro de Satoshi Nakamoto.

Desde o início, a intenção era estabelecer uma moeda que estivesse como circular de forma paralela e onde o valor fosse definido pelos próprios usuários, independentemente da mediação de instituições bancárias tradicionais.

Em abril deste ano, o preço de 1 BTC chegou perto de US $ 65 mil. No dia 7 de outubro, o preço girava em torno de US $ 54.000, o que equivale a mais de R $ 298.000.

Portanto esses valores mostram o porquê que o bitcoin é negociado em pequenas frações e é conhecido por sua alta volatilidade.

Ethereum (ETH)

Ethereum
Ethereum

Ethereum (ETH) já chegou mais recente, foi criado em 2015 é considerada a segunda maior moeda digital em uso globalmente.

A ethereum também se beneficiou do aumento do interesse dos investidores em criptomoedas, como uma opção para compor e diversificar o portfólio.

Nesse sentido, uma diferença simbólica é que o ethereum foi criado para ser um ativo no mercado financeiro, não com o objetivo de ser uma moeda de circulação entre os usuários.

As transações podem ocorrer por meio de uma plataforma oficial chamada Ether, onde os investidores podem negociar contratos autoexecutáveis com o auxílio de protocolos digitais.

Quanto à valorização da moeda, a ETH cresceu mais de 1000% e atingiu a máxima recorde de mais de US $ 2 mil em 2021.

Então, no dia 7 de outubro, sua cotação ainda girava em torno de US $ 3.600, o que equivale a apenas acima de R $ 19 mil.

Litecoin (LTC)

Litecoin
Litecoin

Litecoin (LTC), seu lançamento foi efetuado em 2011 e já representa aproximadamente US $ 17 bilhões de capitalização de mercado.

Atualmente, o preço unitário gira em torno de US $ 180, o equivalente a pouco mais de R $ 993 (no dia 7 de outubro).

Em síntese, ela transmite e valida suas transações por meio de uma rede de computadores descentralizada, como bitcoin.

Em outras palavras, seu diferencial está na velocidade em que ocorre as transações realizadas em LTC, pois são bem mais rápidas.

Portanto, seu objetivo é reduzir o tempo gasto na confirmação de transações realizadas com a moeda. Isso torna mais fácil para qualquer pessoa usar em situações cotidianas.

Ripple (XRP)

Ripple
Ripple

A Ripple teve sua criação realizada também no ano de 2011, considerado um protocolo de pagamento distribuído que usa a moeda nativa do sistema, o XRP.

É diferenciada no fato de suportar em sua rede outros tipos de moedas, de forma que as transferências podem ser feitas tanto em XRP, quanto em moedas tradicionais ou outras criptomoedas.

Tem uma capitalização de mercado de cerca de US $ 61 bilhões, com um valor de mercado unitário muito inferior às moedas digitais de referência de aproximadamente US $ 1.

É importante observar que o XRP não costuma ser usado como uma “moeda de troca”, mas sim como uma espécie de referência para transações que acontecem em sua plataforma, Ripple.

Então, por meio de uma rede descentralizada de intermediários, atua como uma espécie de banco universal, convertendo valores em diferentes tipos de câmbio.

Binance coin (BNB)

Binance
Binance Essa moeda é usada na Binance Exchange, uma empresa de câmbio especializada em criptomoedas.

A BNB, no início tinha operações realizadas sob o mesmo código da ETH, mas foi desvinculado, justamente para poder servir como forma de pagamento de taxas na Bolsa Binance, onde ocorre seu principal movimento de mercado.

Isso porque, nessa bolsa, ele é usado para negociar mais de 150 outras criptomoedas. Essa negociação também pode ocorrer por meio de contratos futuros.

Porém, apesar de ter sido criada apenas em 2017, essa moeda já se popularizou e está entre as principais do mundo.

Por meio da Binance, também é possível utilizar o BNB como moeda digital entre os usuários, uma alternativa para pagar brindes virtuais, despesas com viagens (hotéis e passagens aéreas) ou ainda fazer compras com cartão de crédito.

Gostou desse conteúdo? Vem muito mais informações em breve, até lá, um baraço!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui