Pular para o conteúdo

Como se planejar para pagar as contas de início de ano.

Pagar contas.

2022 apenas começou, mais com ele vem muitas contas a pagar neste comecinho de ano. Contas sazonais das quais não se tem todos os meses, tornando esses primeiros meses um buraco sem fundo, se por acaso você não estiver um planejamento financeiro.

Então, se você faz parte do grupo que não tem um planejamento financeiro, não se desespere, pois o dicas para poupar te ajudara.

Portanto, siga nossas dicas para entrar no ano com tranquilidade tendo uma organização financeira na sua vida.

Sabemos que mal se passou a virada de ano, e você já deve esta preocupada com as contas que já estão batendo na porta neste primeiro mês do ano.

Além disso, com janeiro vem, IPVA, IPTU, material escolar, parcelas geradas no período natalino e virada de ano, dentre muitas outras, a lista não é pequena.

Sobretudo, com tantas despesas extras, pode bater aquele desespero, principalmente se você não estiver se preparado com antecedência.

Mais calma, vamos te ajudar a iniciar o mês no azul, mesmo que você esteja desprevenido quanto a essas dívidas.

Por outro lado, mesmo que você não tenha casa para pagar IPTU, ou veículo para pagar o IPVA, ou até mesmo não ter filhos para arcar com despesas escolares, ainda assim é necessário ter seu planejamento financeiro para dá continuidade neste ano em equilíbrio e com pensamento de riqueza.

Além do mais, se sabe que todos têm contas, metas e sonhos, nada disso é possível sem manter uma organização.

Posso usar meu fundo de emergência para pagar essas contas de início de ano?

Emergência
Emergência

A resposta é NÃO, ficou surpreso (a) né, mais iremos te explicar o porquê que você não pode usar sua reserva neste caso.

Em primeiro lugar sua reserva de emergência, como o próprio nome já diz, são para situações emergenciais.

Ou seja, em caso de imprevisto, situações da qual você não sabia e nem esperava que acontecesse.

Nesse sentido, essas despesas de início de ano são previsíveis, você já sabia que elas existem, sendo assim não se encaixa em caso de emergência.

Contudo, ao se ter um planejamento financeiro, você verá que é possível ter sua reserva de emergência e está em dia com suas despesas.

1° dica – Mantenha o foco no seu objetivo, analise e veja qual conta deve ser prioridade.

Se por um acaso você não se preparou, nem muito menos se organizou e não tem um planejamento financeiro, mais tem um monte de novas contas a pagar, é hora de fazer uma análise de qual você deve priorizar para realizar o pagamento.

Primeiramente, saiba quanto você tem disponível, baseado nesse valor, veja qual tem juros mais alto em caso de atrasos.

Em seguida, veja qual você consegue pagar avista e qual é possível realizar parcelamento, mais muita atenção quanto ao parcelamento ok?!

Porém, não considere o parcelamento como um bicho de mil cabeças ou como se ele fosse tornar sua vida em um pesadelo, não é bem assim, mais sempre que for parcelar algo, procure e consulte o seu planejamento financeiro, para se ter a certeza de que terá condições de honrar com o pagamento dessas parcelas até o vencimento.

2° Se tem como, pague AVISTA.

Pagando avista.
Pagando avista.

Geralmente algumas dessas despesas de início de ano, ao pagar antes do prazo e avista, há grandes chances de conseguir bons descontos, que podem chegar de 5% a 10% em cima do valor devido.

Portanto, é uma boa hora para fazer uma análise e dispor o máximo que puder em quantia para quitar ou negociar essas dividas.

3° Realize a pesquisa de preço.

Mesmo tendo um controle financeiro, há a necessidade de se comprar algo, sendo assim, faça sua pesquisa de preço e compare, realize essa pesquisa em três locais diferentes no mínimo.

Segundo, peça desconto, negocie, principalmente quando a forma do pagamento for avista, válido também para pagamento no débito ou via pix.

4° Use seu 13° e abono salarial.

décimo-terceiro
Décimo terceiro

Se você não fez uso do seu décimo terceiro no período natalino e nem na virada de ano, meus parabéns.

Contudo, essa pode uma boa hora para usá-lo, e sim, é um ótimo destino para essa renda extra que você recebeu ou que irá receber, como é o caso do abono salarial.

Ainda mais, sabendo que isso lhe proporcionara tranquilidade, por não ter contas a pagar atrasadas gerando juros sobre juros e lhe tirando o sono.

Melhor usá-lo dessa maneira, do que gastar com coisas supérfluas, que não te darão retorno nenhum, ao invés de começar o ano com suas contas em dia.

Agora, se você pagou e negociou essas contas de início de ano e ainda sobrou uma parte e você não sabe o que fazer, lhe indicamos a investir esse valor ou comece a construir sua reserva de emergência caso ainda não tenha.

5° Tenha controle de tudo que entra e que sai do seu orçamento.

É fundamental que você saiba exatamente quanto está entrando e quanto está saindo, ou seja, as entradas são todas as suas fontes de renda, como por exemplo o seu salário.

Já as saídas são todas as contas a pagar, suas idas a farmácia, supermercados e etc.

Portanto, para ter esse controle é necessário que você anote tudo, seja em uma planilha ou em uma simples folha de papel.

Portanto, não se esqueça de anotar os pequenos valores, o fato de você não anotar sua ida a padaria por exemplo, pode fazer com que você não entenda o porquê que chegou ao final do mês sem dinheiro.

Além do mais, juntando todos os valores pequenos gastos no decorrer do mês e soma-los, poderá se surpreender com o valor final.

Se você quer ter esse controle por uma planilha fácil e pratica de usar, temos uma boa noticia pra você.

Aqui no site, vá na barra de pesquisa e pesquise por “veja como ter o controle do seu orçamento”.

La você saberá por onde e como começar, além do passo a passo de como usar essa planilha.

E o melhor, ela está lá disponível para você realizar o download de forma totalmente gratuita.

6° Corte de despesas desnecessárias.

Despesas
Despesas

Esse é um ponto muito importante, para que você possa honrar com seu compromissos sem distrações.

Bem como aquela pizza aos finais de semana, ou ainda aquela cervejinha todos os sábados, e até mesmo aqueles salgadinhos na rua.

Saiba que esses hábitos consomem uma grande parte da sua renda, e sim podem ser o motivo de chegar no final do mês e não ter sobrado nada.

Agora é só colocar esses seis passos em pratica, e você verá a evolução que terá na sua vida financeira.

Em outras palavras, ter a tranquilidade das contas pagas e em dia é um sonho, e o melhor dele, é que você pode realiza-lo sem muita dificuldade.

Afinal de contas, só depende de você e da sua disciplina com relação a sua organização financeira.

Uma dica importante: sempre que você for fazer qualquer coisa que envolva dinheiro, realize seu planejamento.

Trace a meta, o plano de ação e por fim o execute. Esses três elementos tem que ser realizado em conjunto e nessa sequência.

Chegamos ao fim, esperamos que você quite suas dividas o mais rápido possível e tenha sua tranquilidade financeira.

Até mais!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *