O que é a taxa Selic
O que é a taxa Selic

A taxa Selic é uma importante referência para o mercado financeiro brasileiro. Ela é utilizada para orientar as decisões de investimentos, bem como de empréstimos e financiamentos.

Neste artigo, abordaremos a influência da taxa Selic a 13,75% na hora de realizar empréstimos e financiamentos, apresentando suas consequências para a economia e para o mercado financeiro.

O que é a taxa Selic?

O Banco Central, por meio do Comitê de Política Monetária (Copom), estabelece a taxa Selic como referência para os juros básicos da economia brasileira. Ela é utilizada como referência para as taxas de juros de diversos produtos financeiros, tais como empréstimos, financiamentos, aplicações em renda fixa, entre outros.

A taxa Selic a 13,75%

Em 2016, a taxa Selic atingiu o seu patamar mais elevado desde 2006, chegando a 13,75%. Esse aumento da taxa Selic foi uma resposta do Banco Central à inflação, que havia ultrapassado o teto da meta no ano anterior.

Consequências para os empréstimos e financiamentos

A taxa Selic influencia diretamente as taxas de juros praticadas pelos bancos e instituições financeiras. Com a Selic elevada, os bancos tendem a aumentar as suas taxas de juros para manter a margem de lucro e compensar o aumento dos custos de captação de recursos.

Isso significa que os empréstimos e financiamentos se tornam mais caros para os consumidores, uma vez que os juros pagos são maiores.

Além disso, a elevação da Selic também impacta negativamente o consumo, uma vez que as pessoas tendem a gastar menos em momentos de incerteza econômica.

Consequências para a economia

A taxa Selic também influencia diversos outros aspectos da economia, tais como o câmbio, o consumo, o investimento e o crescimento econômico. Com a Selic elevada, o real tende a se valorizar em relação ao dólar, uma vez que os investidores estrangeiros tendem a buscar investimentos com juros mais altos.

Por outro lado, o consumo e o investimento tendem a ser afetados negativamente, uma vez que as pessoas e as empresas têm menos recursos para gastar e investir.

Isso pode levar a uma desaceleração do crescimento econômico, bem como a um aumento do desemprego e da inflação.

Conclusão.
A taxa Selic é um importante indicador da saúde econômica do país, influenciando diversas áreas da economia e do mercado financeiro.

A sua elevação para 13,75% teve consequências significativas para os empréstimos e financiamentos, bem como para a economia como um todo.

É importante que os consumidores estejam atentos às mudanças na taxa Selic e em como elas podem afetar as suas finanças pessoais.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui