Uma mão segurando uma lâmpada incandescente com moedas empilhadas na mesa e texto: 24 Dicas para economizar na conta de luz.
24 Dicas para economizar na conta de luz.

Percebemos que ultimamente a conta de luz não para de subir, preparamos esse conteúdo com varias dicas para você economizar na sua conta de luz e consequentemente economizar um dinheirinho.

Com a crise hidrológica, a partir de setembro, a bandeira “Escassez de Água” será implantada na conta de luz, o que acarretará um aumento de 6,78% na tarifa média.

Porém, o governo anunciou que recompensará os consumidores que reduzirem o consumo em um patamar de 10% a 20% com um bônus de R $ 0,50 para cada quilowatt-hora economizado.

No entanto, pelas regras apresentadas pelo MME (Ministério de Minas e Energia), quem economizar menos de 10% não receberá bônus, e quem ultrapassar o patamar de 20% não receberá prêmio adicional.

Veja 24 dicas para economizar energia.

Iluminação:

Fundo verde com uma mão segurando uma lâmpada com arvore dentro.
Iluminação

1. Aproveite a luz natural deixando as janelas e cortinas abertas durante o dia, saiba priorizar a luz do dia e usa-la ao seu favor.

2. Ao decidir por pintar paredes e tetos, prefira cores claras, que refletem melhor a luz, assim transmitindo uma sensação de claridade ao ambiente, adiando a vontade de ligar a luz.

3. Realize a troca das as lâmpadas incandescentes por fluorescentes ou LED, que consomem de 60% a 80% menos energia e aquecem menos o ambiente, parece que é apenas um simples detalhe ne? Mais não é, saiba que essa pequena mudança fará com que gere uma grande economia no final do mês.

TVs e computadores:

Uma mão segurando um controle remoto apontado para uma tv.
TVs e computadores

4.  O hábito de deixar a TV ligada e sair é algo bem comum, portanto não deixe a TV ligada sem que alguém esteja assistindo.

5. Ajuste o cronômetro (desligamento automático) antes de dormir, as vezes você adormece e a TV fica ligada,  ao ativar o desligamento automático, será evitando que a TV fique ligada desnecessariamente.

6. Desligar o computador.

Ainda mais, porque muitas pessoas têm o hábito de deixar o computador de casa ou da empresa ligado ininterruptamente, às vezes fazendo download ou simplesmente por conveniência.

Ou seja, a recomendação é desligar o computador sempre que for ficar sem uso por mais de 2 horas. O monitor deve ser desligado após 15 minutos sem uso.

Stand-by.

Dedo apertando botão desligar.
Stand-by

Antes de mais nada, sabe aquela luz pequenininha que tem na sua Tv ou em aparelhos de internet, elas podem fazer você ter aumento considerável na sua fatura mensal.

Portanto, saiba que, ao juntar todos os aparelhos em stand-by pode representar até 12% do consumo de energia elétrica da sua residência.

Então…

7. Desconecte ou desligue da tomada quando não estiver usando um aparelho.

8. Não deixe os aparelhos em stand-by, pois continuam consumindo energia.

Máquinas de lavar e secar:

Pessoa segurando uma toalha azul e jogando na maquina.
Máquinas de lavar e secar

09. Use a capacidade máxima das máquinas de lavar e secar.

10. Nas máquinas de lavar, esteja atento à quantidade de sabão, evitando repetir o enxágue.

11. Para máquinas que possuem a função de água aquecida, a ANEEL (Agencia Nacional de Energia Elétrica) recomenda não usar este recurso.

12. Quanto as secadoras, use-as somente quando realmente for necessário e com capacidade máxima.

Geladeiras.

Uma mulher abrindo uma geladeira.
Geladeiras

13. Não abra a porta do refrigerador desnecessariamente, para não forçar o motor do aparelho.

14. Sempre faça a verificação da borracha de vedação, veja se realmente está no padrão, ou seja, se está cumprindo sua função.

15. No entanto, jamais faça uso da parte de traz da geladeira para secar roupas ou sapatos.

16. No inverno, reduza a potência de refrigeração do refrigerador, pois a temperatura externa já estará mais baixa.

Eficiência energética de equipamentos.

Alfabeto em setas coloridas escrito energia.
Eficiência energética de equipamentos

17. Portanto escolha eletrodomésticos de baixo consumo, de preferência com selo Procel A.

18. Sempre que você for escolher algum eletrodoméstico, no momento da adesão, opte por aqueles que tem o selo Procel (no caso dos nacionais), preferencialmente com alta eficiência energética, ou Energy Star (no caso dos importados).

Ar condicionado.

Ar condicionado branco em parede azul com folhas debaixo.
Ar condicionado

Principalmente no verão, devido a sua utilização ser mais necessária, o ar condicionado chega a representar um terço do consumo de energia da casa.

Além do mais, quanto mais BTUs (British Thermal Unit, que mede a capacidade de refrigeração do aparelho) um ar condicionado tem, mais energia ele consome.

Então, ao optar pelo Selo Procel Eletrobras, sua conta de energia economizará cerca de R$ 200,00 em um ano.

19. Compre o dispositivo adequado para o tamanho do ambiente.

20. Evite frio excessivo ajustando o termostato.

21. Ao sair, desligue-o, sempre que não for ficar ninguém.

Fundo amarelo com balão de fala com exclamação dentro e escrito: Dicas extras.
Dicas extras

22. Sempre desligue os aparelhos ao sair do ambiente, seja para intervalos de almoço ou até mesmo em intervalos menores.

23. É importante verificar periodicamente as condições da rede elétrica interna, para identificar pontos de vazamento de energia, que aumentam o valor da conta de luz, ou fios e cabos desencapados que possam representar risco à segurança dos moradores.

Em suma, existe muitas formas de economizar na sua conta de luz, as vezes passa despercebido aquela luz acesa sem necessidade.

Portanto, se policie, veja se você não tem algum hábito que possa esta contribuindo para que sua conta de luz venha mais alta.

Esperamos que essas dicas possa te ajudar a economizar na sua conta de energia, mais lembre-se de coloca-las em prática.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui